sábado, 16 de setembro de 2023

Tratamento e Reabilitação para Transtornos na Aprendizagem

 Michelle de Paula Souza

Psicóloga

CRP 06/181900

Especialista em Abandono Afetivo 

Neuropsicóloga Clinica  & Psicóloga Cognitiva Comportamental



 


O que são transtornos na aprendizagem

 Transtornos na aprendizagem refere-se discordância entre o potencial e o os níveis normais de desempenho acadêmico e as habilidades intelectuais do individuo. E  envolvem deficiências ou dificuldades na concentração, atenção, linguagem ou processamento visual de informações.

Avaliação Neuropsicológica 

A avaliação neuropsicológica é o início de todo o processo, pois sem uma avaliação não tem como realizar uma intervenção efetiva e eficaz.  São realizados uma bateria de exames, detalhados e muito sutis,  que permitem detectar possíveis transtornos cognitivos, lesões cerebrais e traumas cranioencefálicos. Separando as áreas que estão prejudicadas das que estão normais. 

A partir da investigação neuropsicológica, é iniciado o tratamento por meio de intervenções, estratégias e técnicas específicas para a necessidade do paciente. 

 

Reabilitação neuropsicológica 

O  processo de reabilitação neuropsicológica infantil deve envolver:

técnicas, repetição de práticas e exercícios; 

- técnicas comportamentais; 

- instruções em métodos com estratégias de memorização e para desenvolver estratégias metacognitivas; 

- desenvolvimento de habilidades de organização e treino em atividades específicas para melhorar o planejamento em atividades da vida diária. 

Existem alguns  tipos de intervenção  baseadas em estratégias externas, que englobam modificações ambientais (envolvendo adequações escolares e orientação familiar), adequação das expectativas familiares e orientação especializada sobre manejos comportamentais no meio de convívio da criança. 

É considerado como um  processo mais eficaz, aquele que agrega todos os métodos trabalhados em conjunto, por exemplo; para diminuição de hiperatividade e ansiedade,   possibilitando assim maior foco e atenção para melhorar o nível de aprendizagem da pessoa.

Os déficits cognitivos mais comuns em crianças que sofreram traumatismo cerebral são: disfunções na atenção, problemas de memória e dificuldades de autocontrole. Dependendo da gravidade e da localização da lesão, pode haver envolvimento da linguagem, dificuldades de integração visuomotora e outros déficits específicos. 

Nos transtornos de aprendizagem, os déficits podem ser específicos como , o processamento fonológico, vocabulário, nomeação,  porém, também podem ser encontradas alterações nas esferas de raciocínio lógico, resolução de problemas, flexibilidade cognitiva, funções atencionais e processamento visuoespacial.

 Em geral, contudo, em todos os quadros há alterações no comportamento, afetando a inserção e o relacionamento social como os transtornos no "Espectro Autista TEA e o Transtorno de Déficit de atenção e Hiperatividade TDAH". 

Estou criando métodos e técnicas individuais, fundamentados na "Neurociência",  com foco em atender crianças e adolescentes que estão com transtornos
na aprendizagem, neurodesenvolvimento e no comportamento disfuncional.  


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(11) 97034 4854

Atendimentos: Sorocaba SP/ São Paulo SP 


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