Michelle de Paula Souza
Psicóloga
CRP 06/181900
Especialista em Abandono Afetivo
Neuropsicóloga Clinica & Psicóloga Cognitiva Comportamental
O que são transtornos na aprendizagem
Transtornos na aprendizagem refere-se discordância entre o potencial e o os níveis normais de desempenho acadêmico e as habilidades intelectuais do individuo. E envolvem deficiências ou dificuldades na concentração, atenção, linguagem ou processamento visual de informações.
Avaliação Neuropsicológica
A avaliação neuropsicológica é o início de todo o processo, pois sem uma avaliação não tem como realizar uma intervenção efetiva e eficaz. São realizados uma bateria de exames, detalhados e muito sutis, que permitem detectar possíveis transtornos cognitivos, lesões cerebrais e traumas cranioencefálicos. Separando as áreas que estão prejudicadas das que estão normais.
A partir da investigação neuropsicológica, é iniciado o tratamento por meio de intervenções, estratégias e técnicas específicas para a necessidade do paciente.
Reabilitação neuropsicológica
O processo de reabilitação neuropsicológica infantil deve envolver:
- técnicas, repetição de práticas e exercícios;
- técnicas comportamentais;
- instruções em métodos com estratégias de memorização e para desenvolver estratégias metacognitivas;
- desenvolvimento de habilidades de organização e treino em atividades específicas para melhorar o planejamento em atividades da vida diária.
Existem alguns tipos de intervenção baseadas em estratégias externas, que englobam modificações ambientais (envolvendo adequações escolares e orientação familiar), adequação das expectativas familiares e orientação especializada sobre manejos comportamentais no meio de convívio da criança.
É considerado como um processo mais eficaz, aquele que agrega todos os métodos trabalhados em conjunto, por exemplo; para diminuição de hiperatividade e ansiedade, possibilitando assim maior foco e atenção para melhorar o nível de aprendizagem da pessoa.
Os déficits cognitivos mais comuns em crianças que sofreram traumatismo cerebral são: disfunções na atenção, problemas de memória e dificuldades de autocontrole. Dependendo da gravidade e da localização da lesão, pode haver envolvimento da linguagem, dificuldades de integração visuomotora e outros déficits específicos.
Nos transtornos de aprendizagem, os déficits podem ser específicos como , o processamento fonológico, vocabulário, nomeação, porém, também podem ser encontradas alterações nas esferas de raciocínio lógico, resolução de problemas, flexibilidade cognitiva, funções atencionais e processamento visuoespacial.
Em geral, contudo, em todos os quadros há alterações no comportamento, afetando a inserção e o relacionamento social como os transtornos no "Espectro Autista TEA e o Transtorno de Déficit de atenção e Hiperatividade TDAH".
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