sábado, 16 de setembro de 2023

Reabilitação Cognitiva de Comprometimento Cognitivo leve e demencial



Missão, VisãoValores
Tratar a mente, cérebro e o corpo
 Trabalhar para dar condições de reabilitação as doenças demenciais e estabilização nas doenças degenerativas  
 Confidencialidade,  trabalho humanizado e individualizado 




             Michelle de Paula Souza             

Psicóloga: CRP 06/181900 SP

Especialista em: 

Neuropsicóloga Clinica & Psicologia Cognitiva Comportamental TCC



 

Reabilitar e Estabilizar Demenciais Cerebrais
 

 A RC é uma classificação para casos de Reabilitação Cognitiva, para tratar pessoas com sequelas cognitivas decorrentes de lesões cerebrais adquiridas, não progressivas, como também atendendo pessoas que sofrem de déficits cognitivos em consequências de doenças neurológicas estáveis ou degenerativas.  

As demências se caracterizam por quadros de declínio cognitivo, geralmente irreversíveis, que dificulta a vida diária da pessoa, e no seu relacionamento social. O padrão dos déficits, cognitivos apresenta inúmeras patologias diferentes como: degeneração, vasculares, AVC, traumas, infecções,  obstrutivas, tóxicas e neoplásicas.  
Os casos de demências segundo os relatórios apresentados pela Organização Mundial de saúde OMS, até 2012 era que entre 2% a 10% dos casos demenciais eram iniciados por volta de 65 anos. 
Atualmente, após a pandemia  2020, muitas  pessoas que foram infectadas pelo COVID 19, relataram sequelas neurológicas como também quadros demenciais,  acelerando patologias  como o Alzheimer, Parkinson, variante comportamental de  demência Lobofrontal, que tiveram maior deterioração cognitivas após a infecção.
 Muitas pessoas também tiveram diagnóstico chamado Névoa Cerebral ou Brain Fog, que se  se manifestam  de várias maneiras diferentes variando de intensidade e duração para cada individuo, são  sequelas cognitivas pós Covid,  com base na progressão de déficits cognitivos e nas alterações   da substancia branca. As consequências são:

- confusão mental;
- dificuldade de concentração;
- falta de clareza mental; 
- dificuldade de lembrar ;
- perda da memória de curto prazo;
- desorientação;
sensação de letargia ou fadiga;
-  dificuldade em tomar decisões;
- dificuldade em se comunicar verbalmente;
-  problemas de atenção.

Cabe ressaltar que algumas pessoas que foram infectadas pelo covid-19 também tiveram quadros de manifestações  neuropsiquiátricas (mudança no comportamento). 
O comprometimento cognitivo deve manifestar , no mínimo, dois dos seguintes domínios: memoria, funções executivas, habilidades visuoespaciais, linguagem, comportamento e estado de humor.   
Sendo importante frisar que alguns estados de demências  pode não ser Mal de Alzheimer  DA e sim outros comprometimentos relacionados a memória. 


Reabilitar e Estabilizar patologias como demências e doenças degenerativas é minha pesquisa e trabalho.


Técnicas efetivas para criar neuroplasticidade 
Estimulação Cognitiva para perdas de memória 

Estimulação Cognitiva em demência e comprometimento cognitivo leve

Intervenções fundamentadas em abordagens orientadas para a realidade e reminiscência , propondo temas específicos como:
- estimulação dos sentidos
- recordação do passado
- falando de pessoas e objetos 
- questões cotidianas 

Treino Cognitivo 

Nos casos de pessoas com traumatismo cranioencefálico três abordagens que eram usadas que são:

Restauração: é fortalecimento e restauração da função cognitiva pela prática, repetição e organização das informações com objetivo de promover novos aprendizados, exemplo: treino expandido ou evocação espaçada e apagamento de pistas 

Compensação: é uma técnica que estimula a realização de  atividades pelo uso de estratégias compensatórias, auxilio externos e novas tecnologias, para assim reduzir a discrepância entre a demanda do ambiente  e a habilidade reduzida.

Reestruturação: considera a possibilidade de da reestruturação e planejamento ambiental para alterar a demanda colocada em indivíduos com deficiência cognitiva, facilitando sem desempenho funcional e promovendo sua participação social.

As estratégias apresentadas  são  utilizadas em combinação com a técnica do aprendizado sem erros, na qual se evita, na medida do possível, que os sujeitos  cometam erros enquanto estão aprendendo uma nova habilidade ou adquirindo novas informações. Naqueles com problemas de memória, tal técnica evita que cometam erros durante a aprendizagem, minimiza as possibilidades de respostas erradas, mesmo porque elas têm menor capacidade de lembrar ­se dos próprios erros (anteriores) para corrigi-los.

Propostas atuais de reabilitação cognitiva em demência e comprometimento leve é definida como um processo que trabalha uma equipe multidisciplinar com vários profissionais, e com ajuda da família e escola com o objetivo de atingir seu nível máximo de qualidade de vida e bem estar, físico, psicológico, social e vocacional

 As intervenções em RC têm sido formuladas pelo modelo conceitual proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 1980); 
As definições quanto às sequelas dos danos cerebrais foram:

1) Deficiência.

 Referente a perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica. Por exemplo: na DA, existe um prejuízo progressivo das estruturas cerebrais, com ênfases no lobo temporal medial, tendo como consequência disfunções cognitivas. 

2) Incapacidade. 

Consiste em deficiência, restrição ou falta de capacidade para realizar uma atividade na medida considerada normal para um ser humano. Continuando com o exemplo, a disfunção cognitiva pode ser expressa em falhas na memória (episódica, prospectiva, operacional), fazendo com que a pessoa esqueça diversos compromissos.
 
3) Desvantagem. 

Considera a situação prejudicial, em consequência de uma deficiência ou uma incapacidade, limitando ou impedindo o desempenho normal para a realização de tarefas habituais no contexto ambiental. 

 A abordagem da "Neuropsicologia Cognitiva" estava  mais focada em analisar as deficiências pelos escores dos testes, em vez de entender como são as incapacidades e as limitações ou desvantagens do portador da deficiência. 
Atualmente as  propostas  são outras onde se incluem um estudo e observação mais aprofundadas, sob as perspectivas de um modelo biopsicossocial de atendimento para pessoas com deficiências. 
Destacando-se  a análise do impacto não só das doenças ou de seus sintomas, mas também das diversas condições que podem influenciar a capacidade funcional do indivíduo. 
A neuropsicologia atual  leva em conta, o nível de incapacidade e desvantagem da pessoa e  considera o nível de participação e de envolvimento nas atividades, as quais sofrem interferência dos fatores ambientais e pessoais. 
Ressaltando que  cada pessoa com demência reage de maneira diferente as  dificuldades diárias, assim os cuidados e as intervenções devem estar focados para as qualidades da pessoa, e não só na doença, pois as  características pessoais, história de vida e experiências devem ser comparados e analisados. 
 Em diversos serviços de saúde incorporaram o conceito de “Cuidados Centrados na Pessoa” em sua modalidade de atendimentos. 


A abordagem Neuropsicológica orientada para metas é o meu foco e objetivo: 

 
Hoje as intervenções em reabilitação são focadas na realização de objetivos altamente individuais, os quais necessitam  ser funcionais, sociais. 
A reabilitação cognitiva   tem o objetivo em melhorar o desempenho cognitivo em tarefas e não somente em maximizar a capacidade do paciente para processar e interpretar informações a fim de melhorar o funcionamento diário prejudicado.

Considerar algumas condições:
 - que o alvo da intervenção seja realista (de acordo com as condições do paciente) 
 - significativo para o paciente. 
 - considerar a escolha “da meta ou do objetivo” alvo da intervenção,
Após analise propor objetivos e  metas da intervenção customizada e individualizada.

A reabilitação neuropsicológica cognitiva tem sido uma proposta efetiva e de sucesso, nos casos de  lesão cerebral, acidente vascular cerebral, doenças neurológicas, deficiência física, dor crônica,  idosos, transtornos demenciais e na aprendizagem.

 Indivíduos com demência em estágios iniciais são capazes de demonstrar  consciência e reconhecer as próprias dificuldades, conseguindo identificar objetivos relevantes e significativos que desejam atender, além de parecer reconhecer quando chegam à meta.


É importante ter um esquema estruturado de identificação de objetivos individuais e avaliação dos progressos da intervenção até alcançar a meta. 
A identificação e a especificação da meta são consideradas o ponto de partida da intervenção, possibilitando a medição da eficácia do tratamento. 

A intervenção  acontece em três fases: 
1. Especificação da meta
2. Ponderação da meta 
3. Definição de níveis de resultados. 
 
Portanto nos últimos anos a Neurociências junto a  Neuropsicologia Clínica  tem conquistado enormes avanços na área demencial e no transtornos da aprendizagem e sendo necessário a  elaboração   novas abordagens para reabilitação. 
 








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