domingo, 24 de setembro de 2023

ALERTA !!! ALTAS HABILIDADES /SUPERDOTAÇÃO A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO E MENTORIA

 

 



 
Michelle de Paula Souza 
Psicóloga 
CRP 06/181900
Neuropsicóloga Clínica & Psicóloga Cognitiva Comportamental

(11) 97034 4854

MENTORIA PARA PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES 


O que são Altas Habilidades?

Altas habilidades ou (Superdotação),  definem   pessoas  que possuem  habilidades intelectuais, artísticas ou criativas acima da média, (QI maior que 130). E  se manifestam em diferentes áreas, como matemática, linguagem, música, artes visuais, esportes, entre outra



Porque a Avaliação Neuropsicológica é importante para identificação  das altas habilidades?

Muitas crianças e adolescentes podem estar com diagnóstico improcedente, por não terem realizado exames Neuropsicológicos específicos para identificar, possíveis transtornos no Neurodesenvolvimento, na Aprendizagem e Cognição ou no caso de "altas habilidade", salientar habilidades e potencialidades que necessitam ser trabalhadas. Cabe ressaltar que não é somente com um teste psicológico que se consegue chegar a uma conclusão  e diagnósticos. 

Existe a  necessidade de uma bateria de testes, observações comportamentais e entrevistas  que fazem parte da avaliação  psicológica. Ressaltando  que anamnnese não é comprovação científica para fechar diagnósticos patológicos  ou psiquiátricos.  

Diagnósticos que não foram investigados de forma correta,  prejudicam todo tratamento e atrasam as intervenções com a criança ou adolescente.

Muitos erros estão sendo cometidos e crianças com altas habilidades, estão sendo diagnosticadas como autistas ou TOD ( transtorno opositor desafiante), tornando a situação muito preocupante, porque acabam sendo medicadas sem necessidade,  aumentando o comportamento desafiador e a desmotivação na aprendizagem visto que a pessoa com altas habilidade, tem desinteresse em atividades que não são desafiantes e motivadoras.

E a medicação sem necessidade além de acarretar no futuro atrasos neurológicos , deixa a pessoa dependente, ou tem efeito rebote em casos por exemplo de pessoas que não tem o transtorno TDAH e tomam medicação,  podem ter alteração no SNC (produção de neurotransmissores) , resultando humor alterado com flutuações no humor e faltado energia.

O motivo da importância dos testes neuropsicológicos está em rastrear a real situação que se encontra o SNC sistema nervoso central  do paciente e o quais áreas estão sendo prejudicadas que necessitam de estimulação ou não. 

Os exames neuropsicológicos são muito detalhados e conseguem detectar, possíveis  transtornos cognitivos, lesões cerebrais, traumas cranioencefalicos, ou alguma patologia neurológica  que pode estar prejudicando o paciente. 

A " Avaliação neuropsicológica", vai apontar  exatamente o que está acontecendo no  cérebro, como a (memória, cognição, lesão, trauma cranioencefálico)  e qual será as intervenções, estratégias e a reabilitação cognitiva a serem utilizadas, para sua necessidade individual. 

Altas Habilidades e a teoria dos Três Aneis de Renzulli

Em meados de 1970 Renzulli iniciou seus estudos com crianças que apresentavam  inteligência acima da média QI acima de 130, e em 1994 surgiu o termo " Altas HAbilidades" . (GUENTHER, 2000).

A Teoria dos três anéis de Renzulli, (1978- 1986),  definida como "superdotação", com resultado da interação de três componentes: 

- habilidade acima da média;

- criatividade e 

- envolvimento da tarefa.





Estereótipos sobre superdotados verdade e mentiras 

Nem todos as pessoas superdotadas são gênios, eles possuem habilidades em uma ou algumas áreas específicas.

- Gostam de focar sozinhos e outros não isso vai depender da personalidade de cada um, pois existem pessoas extrovertidas e introvertidas com altas habilidades

- Nem todos os superdotados são bem-sucedidos, pois o sucesso vai depender das oportunidades e recursos 

 - Pessoas com altas habilidades podem ser desajustadas ou não,  algumas  podem se adaptar com facilidade a relações sociais. 

- A maioria dos superdotados são  perfeccionistas e outros não 

- Todos os superdotados precisam de ajuda e suporte, pois enfrentam muitos desafios e dificuldades.  

- Cada pessoa com altas habilidades tem habilidades únicas e são totalmente diferentes 

 - Os superdotados não são bem sucedidos em todas as áreas acadêmicas  e na vida pessoal

- As  pessoas superdotadas podem ter habilidades excepcionais em áreas específicas, mas não necessariamente em todas as áreas.

- Eles necessitam de ajuda  independente de serem naturalmente talentosas.

- Eles  podem precisar de apoio e recursos especiais para atender às suas necessidades educacionais, emocionais e sociais.

- Não são todos os  superdotadas que gostam de ficar isolados e têm dificuldade em se relacionar com os outros.

Algumas pessoas superdotadas podem enfrentar dificuldades sociais e emocionais, mas muitas são altamente adaptáveis e têm relacionamentos saudáveis

- Os superdotados enfrentam desafios únicos, incluindo ansiedade, perfeccionismo e depressão. Nem todas as pessoas superdotadas são bem-sucedidas e felizes em suas vidas.

-  Nem todas as pessoas superdotadas têm QI excepcionalmente alto.

-  As altas habilidades/superdotação podem ser detectadas, através de uma ampla gama de habilidades, incluindo habilidades artísticas, musicais, atléticas, criativas e intelectuais.

- Os  superdotados  nao conseguem resolver qualquer problema ou desafio facilmente.

- Mesmo que  superdotados, possam ser altamente capazes em algumas áreas, elas ainda podem enfrentar desafios e precisar de tempo e esforço para resolver problemas complexos.

Altas Habilidades em contextos específicos

Existem a possibilidade de  haver casos de altas habilidades em contextos específicos, como a deficiência intelectual e os transtornos do espectro autista. Esses casos são chamados de "superdotação atípica" ou "superdotação em áreas específicas".

Na deficiência intelectual, existem pessoas que apresentam habilidades cognitivas excepcionais em áreas específicas, como memorização ou habilidades visuais, mesmo tendo dificuldades em outras áreas. Esses indivíduos são conhecidos como "savants" ou "prodígios".

  Os  indivíduos com TEA, podem apresentar habilidades excepcionais em áreas como memória, desenho, música ou matemática, além de apresentarem uma grande capacidade de concentração e atenção aos detalhes. Essas habilidades são conhecidas como " especialidades autísticas ".

Diferentes métodos de identificação

1 ) Observação do comportamento,  linguagem e comunicação

2)Alguns Testes para avaliar habilidades cognitivas, raciocínio lógico, memória e velocidade de processamento vai depender da idade e da observação para que seja escolhido os instrumentos a serem utilizados para a avaliação neuropsicológica. 

- WISC-IV ( escala de inteligência Wechler para crianças 4

-Escala de identificação de características associadas as altas habilidades/superdotação autorrelato ( EICAH/SD)

- Teste Não-Verbal de Inteligência o G 36 e G 38 

- Teste de Inteligência  Verbal (TIV)

-  Bateria Online de Inteligência Emocional ( BOLIE)

- Escala de maturidade de mental a Columbia  Edisao Brasileira Revisada ( CMMS 3)

- Raciocínio Abstrato (BRD_AR)

- Raciocínio Espacial (BRD_SR) 

- Raciocínio Mecânico (BRD_MR)

- O teste para analisar a  criatividade de Torrance, atualmente pode ser realizado como segundo  complemento e foi substituído por outros testes, psicológicos  e esta na lista de testes desfavoráveis. 

Testes Psicológicos Desfavoráveis: são aqueles avaliados pelo CFP, mas que não atenderam os requisitos mínimos obrigatórios e/ou não apresentaram novos estudos de normatização e/ou validade no prazo estipulado pela Resolução CFP nº 31/2022 . É considerada falta ética o uso de testes desfavoráveis na atividade profissional do psicólogo.

 3) Avaliar o desempenho acadêmico como: 

Testes padronizados aplicados por especialistas como neuropsicólogos ou psicólogos especialista em testes psicométrico

4) Entrevistas com familiares e professores, afim de  obter informações

5) Avaliação neupsicológica completa utilizando métodos e técnicas para avaliar habilidades cognitivas, emocionais e sociais.

Avaliação Sócio Emocional

É imprescindível a realização da  avaliação sócio emocional para a  identificação de altas habilidades/superdotação, pois permite entender e analisar  as características emocionais e sociais dos indivíduos e como elas podem gerar  consequências no seu desenvolvimento,  buscando, apontar  traços de personalidade, habilidades sócio emocionais, necessidades afetivas e aspectos comportamentais, além de compreender o ambiente  em que o indivíduo está inserido.

A avaliação sócio emocional é fundamental para compreender   e tratar possíveis problemas emocionais e sociais que possam surgir em decorrência das altas habilidades,  como o isolamento social e o perfeccionismo exacerbado.

Avaliação da criatividade

A avaliação da criatividade auxilia na  identificação das capacidades criativas do superdotado, pois  a criatividade é considerada uma habilidade complexa, que envolve a capacidade de gerar novas ideias, pensamentos, soluções e abordagens originais para problemas.

Existem alguns meios de avaliar a criatividade, sendo que a Neuropsicologia  utiliza testes padronizados e validados pela "SATESPSI",  para  avaliar várias dimensões da criatividade, como a fluência ideacional, a flexibilidade cognitiva, a originalidade e a elaboração. 

Cabe ressaltar que a avalição da criatividade deve ser realizada de forma cuidadosa, considerando as características culturais e individuais, lembrando que a criatividade pode ser manifestada na arte, na ciência, na tecnologia, na educação em várias outras áreas. 


Avaliação da liderança e outras habilidades

A avaliação da liderança envolve apontar e detectar,  habilidades específicas, como a comunicação, liderança, trabalho em equipe, resolução de problemas, interação social e desenvolvimento pessoal.  

"Neuropsicologia Clínica",  utiliza-se de métodos e técnicas comportamentais, motivacionais,  observação direta, questionários, testes neuropsicológicos e  feedback  para analisar em quais áreas o paciente pode ter habilidades que possam ser trabalhadas e potencializadas.   

 Identificação em diferentes idades (infância, adolescência, idade adulta)

A identificação de altas habilidades/superdotação pode ser realizada  em qualquer idade, desde a infância até a idade adulta.

No início da  infância,  pode ser mais desafiador a identificação das altas habilidades,  devido as crianças   estarem ainda em desenvolvimento,  analisando assim, as habilidades motoras, linguísticas, precocidade, curiosidade e interesse em assuntos específicos.

Já na  adolescência, a identificação é mais fácil, pois ressaltam  um desempenho acadêmico superior, se destacando dos outros alunos,  identificando assim a superdotação em várias áreas.

 A identificação na fase adulta, é a mais complicada, devido as   adaptações mais lentas no aprendizado. Mesmo assim é possível apontar altas habilidades/superdotação  nas áreas profissionais que exigem alto grau de criatividade, liderança, inteligência emocional, solução em problemas complexos.

A área da Neuropsicologia atualmente tem avançado junto na neurociências, em novas técnicas e métodos  utilizados tanto para avaliação, quanto no uso de estimulações cognitivas  diferenciadas. Trabalhando na diminuição da hiperatividade, ansiedade, depressão e no aumento do foco, potencialização de novas habilidade, novos comportamentos mais adequados e focando na aprendizagem motivacional e construtiva, como também no uso de tecnologia para uso de aplicativos e jogos educativos para prender a atenção e o foco como forma de aprendizado para crianças e adolescentes com altas habilidade  atípicas com TEA ou TDAH.




Eu sou especialista em  avaliação Neuropsicológica e na criação de  métodos exclusivos de aprendizagem e desafios para potencializar habilidades específicas ou complexas e motivar o aprendizado. 


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São Paulo SP (11) 970344854 Vila Mariana e Avenida Paulista

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 Michelle de Paula Souza 
Psicóloga 
CRP SP 06/181900
Especialista em:
Psicologia Cognitiva Comportamental TCC
Neuropsicóloga Clínica
Coaching motivacional e Liderança

Criadora do projeto " Abando afetivo Zero"
Avaliação Neuropsicológica
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Para transtornos Neurológicos, Aprendizagem, na Personalidade e Psiquiátricos
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São Paulo SP / Sorocaba- SP









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