CERÉBRO
O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade TDAH, se define em um padrão persistente de desatenção ou hiperatividade - impulsividade que interfere no funcionamento e desenvolvimento da pessoa.
É muito importante deixar claro que nenhum transtorno se manifesta igual para cada pessoa, cada indivíduo pode manifestar outros transtornos e sintomas que podem apresentar-se em gravidade como:- leves, a moderados, e severos, comprometendo totalmente o indivíduo.
Os critérios devem persistir por pelo menos seis meses em um grau que é inconstante com o nível do desenvolvimento, com impacto negativo diretamente nas atividades sociais, acadêmicas e profissionais.
Os sintomas não são apenas uma manifestação do comportamento opositor , desafio, hostilidade ou dificuldade para compreender tarefas ou instruções. Nos casos de adolescentes ou adultos deve manifestar no mínimo cinco sintomas.
O primeiro critério é a desatenção
1. Não presta atenção,
2. Dificuldade de manter a atenção
3. Parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra
4. Não segue instruções até o fim e não consegue terminar os trabalhos escolares, ou deveres profissionais ( perde o foco rápido)
5. Dificuldade de organizar tarefas e atividades , ( tem dificuldade em gerenciar tarefas sequenciais, não consegue manter objetos pessoais em ordem, desorganizado, dificuldade em cumprir prazos)
6. Evita se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado
7. perde objetos
8. É facilmente distraído por estímulos externos
9. Esquece atividades do dia a dia
O segundo critério hiperatividade e impulsividade
1. Frequentemente remexe ou batuca as mãos, ou pés ou se contorce na cadeira
2. Não consegue ficar muito tempo sentado
3. Frequentemente corre e sobe nas coisas em situações inapropriadas
4. é incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente
5. não consegue ficar quieto
6. Fala demais
7. Não deixa as pessoas terminarem de falar,
8. Não sabe aguardar a sua vez
9. Sempre interrompe ou intromete , pega coisas dos outros emprestadas sem pedir
Consequências Funcionais do TDAH
Geralmente o TDAH esta associado ao desempenho escolar , acadêmico e profissional reduzidos com altos níveis de conflito interpessoal. Tanto crianças quanto adolescentes apresentam uma probabilidade maior de desenvolver transtornos de conduta. E na vida adulta transtorno na personalidade e no comportamento como violação de transito por exemplo, uso de substancias psicoativas, prisão, relações afetivas ou amorosas conturbadas, afetando a vida escolar, social, familiar e profissional.
Como nos casos de "Diagnóstico Diferencial ",pode também manifestar na pessoa com TDHA, o transtorno de oposição desafiante , o transtorno explosivo intermitente e o outros transtornos do neurodesenvolvimento.
Por isso é importante uma avaliação Neuropsicológica detalhada com exames específicos para analisar quais são as possíveis disfunções cognitivas ou lesões cerebrais que podem estar comprometendo o SNC, seu desenvolvimento e neuroplasticidade.
A Importância da Avaliação Neuropsicológica
A Avaliação Neuropsicológica é muito importante pois investiga aspectos fortes e fracos do sujeito, para que seja realizada uma intervenção adequada , pois os exames neuropsicológicos são capazes são capazes de pontuar as dificuldades da pessoa e traçar seu perfil comportamental e emocional.
O tratamento na Neuropsicologia Clínica, junto da Psicologia Cognitiva TCC , conseguem juntas trabalhar tanto no comportamento, quanto no sistema nervoso central, possibilitando relaxamento, foco, atenção, menos ansiedade nas pessoas com TDAH.
Agende já sua Avaliação!
(11) 97034 4854
Atendimentos: Sorocaba SP/ São Paulo SP
Michelle de Paula Souza
Psicóloga Cognitiva Comportamental
Neuropsicóloga Clínica
CRP 06/181900 SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário