A Neuropsicoterapia Cognitiva Auxilia na Reabilitação de vários tipos de Transtornos na Aprendizagem, Ansiedade, Demências, na Personalidade, Traumas, Estresse pós traumático e Depressão.
A área da Neuropsicologia vem crescendo e ganhando campo, por ser parte tanto das ciências neurológicas quanto da psicologia, com o objetivo em compreender o cérebro, a cognição e o comportamento, trabalhando na investigaçao de possíveis disfunções cognitivas, traumas cranioencefalicos ou lesões no SNC.
Após a avaliação neuropsicológica, fica mais fácil, criar estratégias certas eúnicas e utilizar técnicas promissoras na redução de sintomas como a depressão, ansiedade, mudanças de humor, hiperatividade, perda de memória.
Trabalhando na estabilização de diversas patologias.
Alguns exemplos:
- Demenciais como o Alzheimer, doença vascular, frontotemporal, corpos de lewy etc..
- Doenças degenerativas como, Parkinson, esclerose múltipla etc..
- Transtornos na personalidade como, bordelerline, antissocial, esquisotipico, obsessivo compulsivo, nascisistico, dependente, etc..
- Transtornos na aprendizagem como, dislexia, distraia, discalculia, ageometria, anarritmia, TDAH e o autismo que além da aprendizagem tem problemas no comportamento
A Neuropsicologia, junto da ciência psicólogica cognitiva TCC, realiza estudos nas mudancas das emoções e pensamentos desadaptativos, cognitivos e no comportamento, nos transtornos da aprendizagem e da personalidade.
O abandono afetivo atinge cada indivíduo de formas únicas, tanto no grau que pode ser leve, moderado e severo como nos mais variados transtornos tanto na aprendizagem, personalidade, patológicos e fisiológicos.
Vamos mudar isso?
Mudando o pensamento, as emoções, estimulando as áreas disfuncionais, motivando novas aprendizagens, criando estratégias individuais, jogos, aplicativos, ensinado novos hábitos e selecionando comportamentos mais adaptativos e extinguindo comportamentos inadequados.
Tanto crianças,adolescentes, adultos e idosos podem se beneficiar de técnicas neurocognitivas
O estresse inibe a neuroplasticidade, pois provoca ruído cerebral, impedindo o desenvolvimento de capacidades, aumentando o nível de cortisona que afeta os receptores do hipocampo, desenvolver sua capacidade de memória, atenção e codificações novas, por isso austitas e pessoas com TDAH tem afetado a aprendizagem e atenção, pois o nível de estresse, é alto por isso, ficam agressivas.
Técnicas Neurocognitivas comprovadas científicamente indolor e sem efeitos colaterais
1. Ondas Binaurais
Seus pensamentos são ondas electromagnéticas.
Os surtos de ondas lentas podem ocorrer na infância, na velhice e epilepsia
As ondas binaurais são cinco frequências da inteligência que são:
Beta: ondas 12Hz a 33 Hz, trabalham na cognição, na aprendizagem, nas estratégias e soluções de problemas, e nas atividades que exige m atenção
Alfa: possui uma frequencia moderada de 8 hz a12 Hz, esta onda preenche nosso pensamento consciente e a mente subconsciente, ajudar a acalmar e promover sensação de relaxamento profundo.
Theta: de 4Hz a 8 Hz sendo mais lenta , se relaciona as flutuações no humor, estados de vigilia, hiperatividade e o sono, pois trabalha equilibrando o SNC, ajudando também a melhorar a intuição, a criatividade, conexão emocional, promoviendo relaxamento total.
Delta: correspondem a frequências 4 e 7 Hz, usadas para relaxamento profundo e fases do sono corresponderá meditação
Gama: a mais alta envolvidas em tarefas de processamento superior e também no processamento cognitivo tem 40 Hz a 100 Hz. É um neurotransmisor inibitório, ou seja ele bloqueia derminados sinais cerebrais e diminui a atividade do sistema nervoso central, acalmando o cérebro e reguladoras atividades dos neurônios. É também relacionada ao processamento de estímulos visuais, táteis e auditivos.
2 EMDR Terapia de Ressensibilização e Reprocessamentodo Globo Ocular
A terapia EMDR, utiliza a estimulação bilateral para auxiliar no acesso do desbloqueio de memórias dolorosas reorganizando o cérebro e a mente inconsciente.
Trabalhando na estimulação do sistema nervoso central de maneiras que o levam a processar memórias não processadas, e não curadas, que se encontram hiperativas e hipervigilantes, com altos níveis de estresse que causam enorme ansiosiedade e nervosismo, imposibilitando a atenção, foco acriatividade, o sono e a aprendizagem. Prejudicando e afetando a qualida de vida.
Por isso a EMDR pode tratar de casos de TDHA e TEA, além de ser uma técnica ótima para traumas e ansiedade, por amenizar o sofrimento em alguns casos e em outros chegar a cura.
A sessão dura em media de 90 minutos, pode ser necessário de 4 a 10 sessões nos casos de traumas, estresse pós traumático, ansiedade, hiperatividade, concentração e depressão.
Neurofeedback
É uma técnica de condicionamento operante que tem como objetivo a reabilitação de disfunções cognitivas, adequadas para o tratamento de vários desordens de caráter neurológico, psiquiátrico, psicológico e para ampliação de habilidades cognitivas para ter qualidade devida.
Nos casos de hiperatividade e ansiedade há uma melhora muito significativa, principalmente porque a falta de foco e atenção prejudicam os processos de aprendizagem, e retenção de informações cognitivas do SNC, para transtornos como o TDAH e TEA.
O ELetroencefalograma EEC, monitora afetividade das ondas cerebrais a partir de sensores colocados no couro cabeludo, podendo ajudar também no tratamento de epilepsia , alcolismo, dependência química, depressão bipolar, acidente vascular cerebral e crise do pánico.
Estas técnicas são invasivas e não geram dor ou efeito colateral.
Michelle de Paula Souza
Psicóloga
CRP 06/181900
Experiência em:
Patologias e transtornos cerebrais e abandono afetivo
Avaliação, Tratamento e Reabilitação Neuropsicológica
Atendimento: Crianças, adolescentes e adultos,
Terapia familiar e de casais
Especialista
Neuropsicológica Clínica
Psicologia Cognitiva Comportamental
Atendimentos Sorocaba SP e São Paulo Capital
Contato para agendamento: (11) 9 7034- 4854
Nenhum comentário:
Postar um comentário