quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Você pode ter um filho com Altas Habilidades e não com Autismo!

 Vamos falar de Altas Habilidades/ Superdotação





Habilidades mentais excepcionais de indivíduos com alto potencial em determinadas áreas, como:

 - o pensamento abstrato, 
-  resolução de problemas,  
- criatividade, 
- memorização
 - capacidade de aprendizagem. 

Manifestadas em diferentes domínios, como acadêmico, artístico, musical, físico, emocional, social e tecnológico.



Crianças com altas habilidades também necessitam de apoio e suporte, pois na sua grande maioria são muito intensas, ansiosas e propensas a depressão. Podem  sofrer com  timidez, desajuste social,  procurando ficar isoladas, e  desmotivadas se não forem estimuladas. 
Muitas pessoas com altas habilidades, podem ser vitimas de crianças sem limites e com TOD,  na escola e precisam de mentoria para criar estratégias na prevenção contra o bullying, já que muitos professores não estão capacitados para lidarem com este tipo de situação e preferem muitas vezes se omitir, junto também da escola que acham ser um problema dos pais, e isso nunca se resolve, tornando-se uma bola de neve. 
Importante ressaltar que nenhuma pessoa com altas habilidades é igual a outra, podendo  apresentar diferentes perfis e características. No entanto, existem alguns perfis comuns que foram observados em estudos e práticas na área: 
O superdotado acadêmico: é aquele que tem um desempenho excepcionalmente alto em áreas acadêmicas como matemática, ciências e línguas. 
O superdotado criativo: é aquele que apresenta habilidades excepcionais em áreas como artes, música e escrita criativa. 
O superdotado social: é aquele que possui habilidades excepcionais em lidar com as emoções e sentimentos das outras pessoas, além de ter facilidade em fazer amizades e criar conexões interpessoais. 
O superdotado físico: é aquele que apresenta habilidades excepcionais em áreas esportivas ou outras atividades físicas. 
O superdotado tecnológico: é aquele que apresenta habilidades excepcionais em áreas relacionadas à tecnologia e inovação, como programação e desenvolvimento de softwares.
É muito  importante Compreender as características e necessidades das pessoas com altas habilidades/superdotação para:
- Estimular e valorizar a criatividade e a curiosidade
- Apoiar e incentivar a aprendizagem autônoma:
-Procurar por atividades extracurriculares enriquecedoras
- Comunicar-se abertamente e ouvir com atenção:
 Dando um alerta aos pais:
Muitas crianças com altas habilidades estão sendo diagnosticadas como autistas, pois existem autistas superdotados, mais nem toda pessoa que tem altas habilidade é autista.
Existem muitos mitos e verdades sobre as altas habilidades/superdotação (AH/SD), que podem levar à concepções equivocadas e atrasar a identificação e o atendimento adequado dessas pessoas. Aqui estão alguns exemplos:
Mito: nem todas as pessoas superdotadas são gênios em todas as áreas.
Verdade: as pessoas superdotadas podem ter habilidades excepcionais em áreas específicas, mas não necessariamente em todas as áreas.
Mito: as pessoas superdotadas não precisam de ajuda porque são naturalmente talentosas.
Verdade: as pessoas superdotadas podem precisar de apoio e recursos especiais para atender às suas necessidades educacionais, emocionais e sociais.
Mito: as pessoas superdotadas são socialmente isoladas e têm dificuldade em se relacionar com os outros.
Verdade: algumas pessoas superdotadas podem enfrentar dificuldades sociais e emocionais, mas muitas são altamente adaptáveis e têm relacionamentos saudáveis e significativos.
Mito: as pessoas superdotadas são sempre bem-sucedidas e felizes em suas vidas.
Verdade: as pessoas superdotadas enfrentam desafios únicos, incluindo ansiedade, perfeccionismo e depressão. Nem todas as pessoas superdotadas são bem-sucedidas e felizes em suas vidas.
Mito: todas as pessoas superdotadas têm QI excepcionalmente alto.
Verdade: as altas habilidades/superdotação podem ser identificadas através de uma ampla gama de habilidades, incluindo habilidades artísticas, musicais, atléticas, criativas e intelectuais.
Mito: as pessoas superdotadas podem resolver qualquer problema ou desafio facilmente.
Verdade: embora as pessoas superdotadas podem ser altamente capazes em algumas áreas, elas ainda podem enfrentar desafios e precisar de tempo e esforço para resolver problemas complexos.
MARQUE  JÁ A SUA CONSULTA COM A NEUROPSICÓLOGA E PSICÓLOGA COGNITIVA COMPORTAMENTAL  
MICHELLE DE PAULA SOUZA
CRP SP 06/181900
Contato WhatsApp: (11) 970344854 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feliz aniversário a alguém que se foi!

  Pode ter me abandonado, me traído e deixando ser manipulada  Más meu amor é eterno  Minha data de pártida esta chegando  Más nós ainda vam...